The Blog

Jornal de Dicas e Notícias

COMO-FAZER-INSTALAÇÃO-ELÉTRICA
Outros

COMO FAZER INSTALAÇÃO ELÉTRICA – Aprenda aqui!

Tá querendo meter a mão na massa e aprender como fazer instalação elétrica? Vem cá que eu vou te explicar o passo a passo, sem enrolação!

Sabe aquela sensação de estar louco para saborear um prato incrível, mas nem imagina como começar a prepará-lo? É mais ou menos assim com a instalação elétrica da sua casa. Você fica lá, pensando:

E agora, por onde eu começo? Passo o fio por aqui, ou por lá, ou deixo para depois? Aí a cabeça já fica uma bagunça total!

Mas relaxa, preparei uma listinha show de bola, bem detalhada, pra você não pirar nessa missão.

Ó, só uma coisinha: não é porque você tá lendo estas dicas aqui que vai se achar o ‘Mestre dos Magos da Elétrica’, tá? Sempre, mas é sempre mesmo, chama aquele eletricista parceiro, aquele que você confia até para olhar seu cachorro enquanto você tá viajando.

Porque, ó, mexer com eletricidade não é brincadeira não, viu? A segurança da sua casa e da sua família vem sempre em primeiro lugar.

Beleza? Então, bora lá!

Como planejar uma instalação elétrica? 

Antes de sair mexendo em tudo como se fosse um expert, dá uma paradinha e chama seu eletricista de confiança para bater um papo. 

Vamos planejar o esquema todo: que equipamentos vão ser usados, quantas tomadas vão precisar, onde as luzes vão brilhar… parece um quebra-cabeça, né? 

Mas, se você se organizar certinho, vai ver que é mais fácil montar um Lego.

Pensa bem, com tudo no papel, fica mais fácil de visualizar e evitar aquelas roubadas. É tipo quando você vai fazer um bolo e já deixa todos os ingredientes separados na mesa. Assim, não tem erro!

isso aqui não é que nem fazer um bolo, mas precisa das coisas certas, entendeu?

E não tô falando de ovo e farinha, não. Tô falando daquele material elétrico: fios, disjuntores, essas coisas todas.

Tem que ser tudo feito com capricho, porque ninguém merece ficar no breu bem na hora da novela, né?

Então, bora lá, o que é que precisa pra meter a mão na massa e fazer a instalação elétrica da sua casa?

Materiais necessários para a instalação 

Sobre condutores e disjuntores, o lance é que o mínimo que você vai precisar para o circuito de luz é um fio de 1mm². Esse camarada aguenta uma corrente de até 17A. 

E a parada é feita no esquema B1, sacou? Os fios vão ficar embutidos na parede, com dois fios carregando a energia, o famoso fase e neutro. Pro circuito de luz, o disjuntor tem que ser de 10 amperes.

Falando agora de materiais, pensa numa casa com cinco cômodos:

  • Vai precisar de cinco lâmpadas, uma para cada canto.
  • Cinco interruptores também, um em cada sala.
  • Cabos de 1mm² para fase e neutro.
  • Um disjuntor de 10 amperes.
  • Dez conectores para juntar os fios de fase e neutro.

E as caixinhas e tubos, tipo as veias da casa? Sem eles, nada rola. Tem que escolher os mais resistentes, para não ter dor de cabeça depois.

E o aterramento, como é que faz?

  • Essa é a parte que cuida pra você não tomar aquele choque surpresa. Ele joga a energia extra pra terra e deixa tudo seguro.

Ou seja, não é tão complicado, mas também não é moleza. E oh, na dúvida, sempre chama um profissional, tá? Melhor prevenir do que remediar!

Pronto pra começar a instalação elétrica da sua casa? Então, vamos para o exemplo prático. 

Como fazer instalação elétrica do zero? 

Se liga nessa explicação fácil e sem enrolação sobre como fazer instalação elétrica… Acomoda-se aí no seu cantinho, pegar um petisco, e bora desvendar esse mistério!

Sabe aquela sensação de descobrir um truque novo no seu jogo favorito? 

Pois é, aprender a mexer na parte elétrica da casa é quase isso. Vou te mostrar que não é nenhum bicho de sete cabeças, e no fim, você vai se sentir quase um mago das instalações!

Então, preparado para essa aventura eletrizante? Vem comigo que eu te guio nesse caminho cheio de surpresas e, claro, umas boas dicas pra não levar choque!

Conexão neutra e conexão fase 

Bora começar do começo, que é por onde tudo começa, né? 

Na nossa história de fazer instalação elétrica, o pontapé inicial é lá no quadro de distribuição. Pensa nele como o coração da casa, mandando energia – nosso “sangue elétrico” – para cada cantinho.

Na sala, a gente puxa um fiozinho, o neutro, até a lâmpada. É ele que vai fazer a luz brilhar, tipo cena de filme.

E essa mesma ideia se repete nos outros cômodos: quarto, banheiro, cozinha. E olha só que coisa: fizemos cinco emendas no neutro. Um número redondo que nem bola de futebol, hein?

Voltando pro coraçãozão da casa, o quadro, a gente começa a espalhar o fio condutor da fase. Imagina que ele é tipo a veia que leva o “sangue” de volta pro coração.

No teto da sala, a gente faz um pit stop, liga um fio no interruptor e outro que vai para a lâmpada. E assim a gente vai, cômodo por cômodo. Mais cinco emendas na fase, e tá quase formando o time completo!

Agora, se prepare para o próximo passo…

Cabos e QDC 

Agora o caldo engrossa!

Com tudo no esquema, chegou a hora de colocar os cabos pra jogo. Eles vão se aventurar pelas caixas de passagem no teto, descendo pelas paredes, numa verdadeira escalada.

E aí vem a parte mágica: tomadas, interruptores, e aquela luminária top que você garantiu na Black Friday pensando “eu preciso disso!”. 

E o grand finale? Montar o quadro de distribuição. É aquele momento “Uau!” que deixa qualquer eletricista com um sorriso de orelha a orelha.

Hora do teste… 1, 2, 3…

Tá, você fez tudo certinho, mas será que deu certo? Chegou a hora da verdade, parceiro!

Liga tudo e vê se nada sai voando (é brincadeira, tá?). Se deu tudo certo, maravilha. Mas ó, não dá mole não, hein? Testa cada detalhe, pra ter certeza que tá tudo nos trinques.

Conclusão 

Curtiu o papo de hoje? Então, fazer instalação elétrica é quase uma arte, mas não é brincadeira não. Por isso, melhor chamar quem manja, aquele profissional com diploma e o uniforme marcado pela labuta.

E fica ligado: cada emenda, no neutro ou na fase, precisa de um olhar atento. Tá pensando em fazer uma gambiarra? Nem pensar! Usa fita isolante ou conectores, que é o jeito certo de fazer.

E então, pegou as manhas? Tomara que sim!

Mas ó, não esquece nunca: segurança é o que manda!